São Leopoldo / Orquestra Unisinos

24 Mar 2017 São Leopoldo, RS (BRA)

Details

Time : 20h
Venue : Anfiteatro Padre Werner
Address : Av. Unisinos, 950
State : RS
Phone : 051-35908228
Contact Website : http://www.unisinos.br/orquestra

Concerto Fronteira (Yamandu Costa)

solista Yamandu Costa, violão de 7 cordas

Participação Especial: Ernesto Fagundes, Bombo Leguero

CONCERTO FRONTEIRA

 

Composição: YAMANDU COSTA

Orquestração: ELODIE BOUNY

O “Concerto Fronteira” foi composto por Yamandu Costa em 2014 e revisita o universo musical de origem do compositor. Como uma homenagem e inspirado na música feita nas fronteiras entre Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, lugares físicos, artísticos e afetivos de grande intimidade para o músico, onde desde criança percorreu acompanhando seu pai, o talentoso multi-instrumentista Algacir Costa, em bailes e shows pela região.

Formado por três movimentos o Concerto de Fronteira apresenta a riqueza melódica e rítmica da região homenageada. O primeiro movimento, Fiesta, anuncia o concerto com um alegre chamamé – gênero musical tradicional do nordeste argentino, que se expandiu pelo Paraguai, Sul do Brasil e Brasil Central – que transforma em uma chacarera – dança e música popular de ritmo ágil e caráter festivo típica do noroeste da Argentina. O segundo movimento, Coração de Camalote, em ritmo de guarânia – estilo musical com carácter mais melancólico criado pelo músico paraguaio José Asunción Flores e que influenciou muitos músicos brasileiros. O terceiro movimento, Contrabando, é uma galopa, ou galopa misionera, dança e gênero musical considerado o melhor representante dos ritmos ligeiros da provincia argentina de Misiones. Se a imagem poética do Primeiro Movimento é de uma festa, as imagens que inspiraram o compositor, em suas próprias palavras são, no Segundo Movimento “a variedade de plantas aquáticas que se desprendem da terra firme e flutuam à deriva num rio que separa dois países”, e no Terceiro Movimento “as atividades comerciais ilegais que acontecem na fronteira brasileira com sons de tiros, cochichos e perseguições”.

 

Magistralmente orquestrado pela violonista francesa Elodie Bouny, Yamandu Costa traz neste concerto o que é considerado popular para o universo da música erudita, desafiando de modo espontâneo e rico qualquer juízo de valor e estabelecendo uma zona criativa de difícil classificação.

 

Considerado um dos grandes virtuoses brasileiros da música instrumental,Yamandu Costa demonstra nesta obra entretanto ir além do mero virtuosismo instrumental para mostrar uma capacidade em criar uma linguagem própria, em um estilo rico e diverso profundamente conectado com a cultura de seu lugar de origem e formação, e por isso, universal.

O concerto tem a participação especial do percussionista gaúcho Ernesto Fagundes no „bombo leguero“:

Crédito: Jaime Santos