YAMANDU + DOMIGUINHOS

Band :
Título : YAMANDU + DOMIGUINHOS
Release Date : 2007
Format : CD

Yamandu Costa, maior revelação do violão brasileiro nos últimos anos se une à consagrada sanfona de Dominguinhos

Ao reunir Yamandu Costa e Dominguinhos no estúdio para a gravação de um CD, o produtor musical José Milton tinha uma intenção bem definida: deixar os dois músicos tocarem o que tivessem vontade, sem estarem presos ao estilo de um ou de outro. Conseguiu. O gaúcho de Passo Fundo e o pernambucano de Garanhuns, que haviam tocado juntos apenas uma vez, se deram tão bem que até viraram parceiros ali na hora, quando Dominguinhos completou um tema iniciado por Yamandú, ao qual deram o título de Bonitinho.

O trabalho se desenrolou de forma tão harmoniosa que foi editado praticamente na ordem em que foi gravado. Cada um escolheu o que gostaria de tocar, ambos conhecendo as harmonias e tessituras de cada música. A única sugestão do produtor foi Molambo (Jayme Florence/Mesquita), que ele sabia que os dois músicos já tinham tocado juntos. O resto do repertório veio na intuição, dentro do estúdio, gêneros variados e compositores mais ainda. Além de composições dos dois músicos, o CD tem também Tom Jobim, Sivuca, Abel Ferreira, Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Waldir Azevedo, Pedro Raimundo e Humberto Teixeira, Custódio Mesquita e Sadi Cabral. O CD, que ganhou o nome de Yamandu+Dominguinhos, está sendo lançado pela Biscoito Fino e é o terceiro trabalho de Yamandú na gravadora, e o segundo de Dominguinhos.

“Foi Yamandú quem me pediu que falasse com Dominguinhos, já que tinha produzido o CD dele com Sivuca e Oswaldinho”, lembra José Milton. “Quando a gravação acabou, Dominguinhos se mostrou encantado com a química que tinha rolado entre os dois”. Gravado de forma analógica no estúdio Cia. Dos Técnicos, em janeiro de 2007, o CD ficou pronto em cinco dias: “O encontro de dois gênios criadores”, enfatiza José Milton, “em que nenhum quis aparecer mais do que o outro, evitando virtuosismos”. Ficam bem claras no CD as sonoridades gaúcha do violão de Yamandú, e a nordestina da sanfona de Dominguinhos. O sul e o nordeste em perfeita harmonia.

Label: Biscoito Fino

http://www.biscoitofino.com.br

PRODUÇÃO BISCOITO FINO
Direção geral: Kati de Almeida Braga
Direção artística: Olivia Hime
Produção: Pedro Seiler
Assistente de produção: Renata Mader

Repertório:

01. Molambo (Jayme Florance e Mesquita)
02. Perigoso (Orlando Silveira e Esmeraldino Salles)
03. João e Maria (Sivuca e Chico Buarque), Feira de Mangaio (Sivuca e Glória Gadelha)
04. Estrada do Sol (Tom Jobim e Dolores Duran)
05. Velho Realejo (Custódio Mesquita e Sadi Cabral)
06. Chorando Baixinho (Abel Ferreira)
07. Domingando (Dominguinhos)
08. Wave (Tom Jobim)
09. Pedacinho do Céu (Waldir Azevedo)
10. Bonitinho (Yamandu Costa e Dominguinhos)
11. Xote Miudinho (Dominguinhos)
12. Escadaria (Pedro Raimundo)
13. Bagualito (Yamandu Costa)
14. Te Cuida Rapaz (Dominguinhos e Anastácia)
15. Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), Prenda Minha(Domínio Público)