TOCATA À AMIZADE

Band :
Título : TOCATA À AMIZADE
Release Date : 2014
Label : Biscoito Fino
Format : CD

O novo CD de Yamandu Costa presta homenagem não só a músicos que ele admira, mas também à própria arte de tocar um instrumento. “A gente, que toca música popular, tem esse costume de fazer reuniões, saraus, nos quais trocamos informações, aprendemos novas músicas. Nesse CD eu quis fazer uma alusão a essa prática muito comum e muito natural entre nós”, conta o músico e compositor gaúcho.
A ideia de gravar o CD veio a partir de um convite que Yamandu recebeu do Auditório do Museu do Louvre, em Paris. “Eles me encomendaram uma peça, queriam que eu mostrasse um pouco da música popular do Brasil, por isso compus a suíte “Impressões brasileiras”, há cerca de quatro anos”, conta. Escrita para a formação de quarteto – violões, acordeom e bandolim – a suíte abre o novo “Tocata à amizade”.
Logo após a suíte composta por Yamandu, o álbum traz temas habituais nas tocatas informais, além de duas inéditas do violonista: o choro “Boa Viagem” e “Negra bailarina”. Dos compositores homenageados, Yamandu escolheu “Graúna”, de João Pernambuco, e “Pedra do Leme”, de Raphael Rabello e Toquinho, tema muito pouco conhecido, gravado em um álbum de Raphael Rabello. “Raphael é a nossa grande referência, foi o pai da nossa geração, queria também fazer essa homenagem ao seu legado”.
O CD fecha com a “Suíte Retratos”, do compositor, músico e maestro Radamés Gnattali. “A meu ver, essa obra prima do Radamés retrata perfeitamente o diálogo entre as escolas da música erudita e popular”. A suíte presta homenagem a compositores fundamentais, como Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga. “Escolhi fechar o CD com essa obra de arte do Radamés, que acho ser a peça mais bem escrita dele. Ensaiamos muito para chegar nesse resultado muito livre que está no disco. Fiquei muito feliz com o resultado”, resume Yamandu.
Todos os temas foram gravados na formação de quarteto que, além de Yamandu (violão de 7 cordas de naylon) reúne os músicos Rogerio Caetano (violão 7 cordas de aço), Luis Barcelos (bandolim de 10 cordas e arranjos da “Suíte Impressões Brasileiras”) e Bebê Kramer no acordeom.
A capa de “Tocata à Amizade” é uma obra prima à parte. Autor de capas célebres para os álbuns de artistas como Martinho da Vila, Chico Buarque, Elis Regina, Clara Nunes e Paulinho da Viola, o craque Elifas Andreato é quem assina a bela ilustração que estampa o novo álbum de Yamandu Costa.

Repertório:
Suíte impressões brasileiras (Yamandu Costa)
1- Choro-tango
2- Valsa
3- Frevo-canção
4- Baionga
5- Negra Baiarina (Yamandu Costa)
6- Boa Viagem (Yamandu Costa)
7- Pedra do Leme (Raphael Rabello/Toquinho)
8- Graúna (João Pernambuco)
Suíte retratos (Radamés Gnattali)
9- Pixinguinha
10- Ernesto Nazareth
11- Anacleto de Medeiros
12- Chiquinha Gonzaga

 

Ganhador do Prêmio da Música Brasileira 2016 como melhor álbum e melhor Grupo na categoria instrumental
‘Tocata à Amizade’ / produtores Yamandu Costa e Rogério Caetano.

Vencedores 2016