Recanto

Band :
Label : Bagual
Format : CD

Recanto é um retrato íntimo que expressa o sentimento de fazer parte de um lugar retirado — não geográfica, mas sim sentimentalmente. Quase preservado. Este é meu canto, meu recanto, onde meu sentimento pode viver naturalmente.

Pela primeira vez gravei o processo inteiro em meu estúdio. Aos poucos fui entrando no mundo maravilhoso do áudio, com paciência e carinho. Tive a oportunidade de experimentar, recomeçar e testar sem pressa, procurando sempre o melhor acabamento, coisa que só seria possível dessa maneira.

O que era inicialmente um CD de violão solo, foi evoluindo aos poucos e se revelou, então, um perfil latino-americano. A partir desse momento, decidi chamar alguns parceiros e assumi o contorno que o próprio CD tinha começado a tomar: Guto Wirtti, meu irmão musical, no contrabaixo e baixolão; Armando Marçal na percussão; Ernesto Fagundes no bombo leguero; Martin Sued no bandoneón; e Elodie Bouny no violão de 6 cordas. Grandes músicos que vieram a contribuir com imenso talento e carinho.

O CD começa com Chegada, música alegre e anunciadora, na tonalidade brilhante de Si Maior; ela é uma mistura entre o baião e a milonga, que poderíamos chamar de “baionga”.

Amigo Juan, zamba serena, foi composta em homenagem a um grande amigo, o inspirado compositor e violonista argentino Juan Falú. Essa faixa apresenta o bandoneón, que traz ainda mais ternura a esse tema um tanto nostálgico.

A palavra Scherzando em italiano remete à uma brincadeira; essa peça de caráter leve e alegre foi composta em parceria com Guto Wirtti num dia que tocamos em um castelo em Sorrento, na Itália.

Mangoré é uma polca paraguaia composta em homenagem ao grande compositor Agustin Barrios “Mangoré”.

Chacarera é uma dança que teve origem no norte da Argentina, mas que é muito presente também na região fronteiriça brasileira. Essa composição é uma mistura de linguagens, já que ritmicamente ela respeita totalmente os moldes da chacarera tradicional, mas, harmonicamente, sofre influências brasileiras claras.

Luciana é uma homenagem ao Lucio Yanel, figura importantíssima no meu percurso, já que foi a primeira grande inspiração na minha vida como músico, ainda criança. Aprendi com ele a entrega dos sentimentos através da música.

Paraguaita foi composta durante uma viagem ao Paraguai. É uma doce guarânia, que expressa o sentimento profundo ligado à vida ribeira dessa região guarani.

Amigo Valdeos é mais uma homenagem a um grande músico peruano, Sergio Valdeos, querido amigo que morou no Brasil durante anos.

Recanto, que dá nome ao CD, é uma homenagem in memoriam a um grande amigo argentino, o fantástico músico Nini Flores.

Porro da Suite Colombiana n.1, do compositor colombiano Gentil Montaña, é um ritmo dançado no Caribe colombiano, que tem um balanço único e irresistível!

Caballero remete à imagem do personagem típico peruano, elegante e altivo. É uma valsa bem-humorada que lembra as valsas peruanas e que compus pensando na grande cantora e compositora Chabuca Granda.

Saudade é uma música singela, que carrega um sentimento saudoso e tipicamente latino-americano, que compus pensando no músico cubano Nico Rojas.

La Pesada é uma chacarera do amigo Luis Salinas, grande músico argentino; ela ganha aqui um caráter autêntico e popular com a presença do bombo leguero.

Allegro Solemne é o último movimento da suíte La Catedral de Agustin Barrios. É uma peça que faz parte do repertório tradicional do violão clássico, aqui revisitada e arranjada numa versão inédita que reúne dois violões, um bandoneón e um contrabaixo, além de uma pequena introdução com efeitos realizados por Armando Marçal.

Recanto apresenta sabores e sotaques de diferentes lugares da América Latina, todos ligados por um fio condutor, que é justamente a mistura iberoamericana. Eu quis propor um olhar sincero, íntimo e comprometido depois de tantos anos de convivência com essa música, que é feita de cores variadas que pertencem a um mesmo prisma. Isso é o sentir latino-americano.

Yamandu Costa.

FAIXAS:
1. Chegada – Yamandu Costa – Bagual – BR7UK1700042
2. Amigo Juan – Yamandu Costa – Bagual – BR7UK1700040
3. Scherzando – Yamandu Costa e Guto Wirtti – Bagual – BR7UK1700046
4. Mangoré – Yamandu Costa – Bagual – BR7UK1700038
5. Chacarera – Yamandu Costa – Bagual – BR7UK1700039
6. Luciana – Yamandu Costa – Bagual – BR7UK1700043
7. Paraguayta – Yamandu Costa – Bagual – BR7UK1700051
8. Valdeos – Yamandu Costa – Bagual – BR7UK1700047
9. Recanto – Yamandu Costa – Bagual – BR7UK1700044
10. IV Porro da Suíte Colombiana n.II – Gentil Montaña- Bagual – BR7UK1700049
11. Caballero – Yamandu Costa – Bagual – BR7UK1700048
12. Saudade – Yamandu Costa – Bagual – BR7UK1700045
13. La Pesada – Luis Salinas – Bagual – BR7UK1700050
14. La Catedral – Allegro Solemne – Agustin Barrios – Bagual – BR7UK1700052