BAILONGO

Band :
Título : BAILONGO
Release Date : 2014
Format : CD

A afinidade entre o violão de sete cordas de Yamandu Costa e o baixolão de Guto Wirtti pode ser constatada no primeiro álbum da dupla, que será lançado no mês de agosto, com o nome Bailongo. É uma homenagem aos bailes brasileiros, principalmente os do Sul do Brasil, onde nasceram os dois músicos.

Amigos de infância, confidentes instrumentais desde sempre, Guto e Yamandu têm uma forte influência latino-americana em suas composições, e também na maneira de tocar.

Em Bailongo, além das composições próprias, o duo revisita obras, como o Schottish-Choro e a Mazurka-Choro, de Heitor Villa Lobos; Nervos de Aço, de Lupicínio Rodrigues; Forró de Gala, de Jacob do Bandolim, com um sotaque bem gaúcho; e Porro n.5 do colombiano Gentil Montaña. As versões inéditas e despojadas que o duo imprime são uma marca nesse Bailongo. “Até o Jazz Manouche, estilo representado por Django Reinhardt, está presente nesse álbum com a música La Pompe/ Troublant Bolero, que gostamos de interpretar da nossa maneira”, observa Yamandu Costa.

As músicas, segundo Guto Wirtti, foram escolhidas por soarem bem com os dois instrumentos e foram compostas nos últimos anos. “Não tivemos dificuldades para gravar, pois foram três dias de estúdio, pouco ensaio e muito improviso, no sentido da criação dos arranjos”, conta Wirtti, acrescentando que uma marca do duo é de que sempre deixam bastante espaço para as surpresas.

Desde a infância, quando cruzavam com os pais as estradas do Rio Grande do Sul, os dois têm fascínio por bailes. “Gostamos de mexer com a alma e o corpo das pessoas”.  Bailongo é, portanto, o resultado autêntico e natural dessa mistura de gêneros e influências, carregadas na história musical e pessoal desses dois talentosos músicos.

O álbum independente e mais cinco shows de lançamento no sul do Brasil foram viabilizados através do Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, projeto que tem a realização da Rhythmus Produções, de Florianópolis, em parceria com a produtora Maria Célia Borges. Já a arte do album e capa é assinada pelo artista plástico e ilustrador Fábio Dudas e pela designer Paula Albuquerque.

Bailongo / Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012

Produção: Rhythmus Produções / Lançado em 2014

“É uma fotografia em branco e preto de antigas danças de salão de influencia europeia que chegaram no Brasil para ganhar um swingue novo …Quando ouvimos estas peças, sentimos o veludo vermelho dos _cabarets_ parisienses, e esta musica nos remete à moda dos dândis, figura do cavalheiro boêmio e elegante.Também pode se perceber um toque do estilo jazz manouche representado pelo violonista belga Django Reinhardt.Guto e Yamandu se criaram tocando nos bailes do sul do Brasil, e essa foi a primeira escola musical deles, por isso, este repertorio é tão natural para eles.Este Cd oferece uma volta à tradição da dança em dupla, influenciada por diferentes estilos, que ganhou um ar novo nas composições de Yamandu e Guto. Por outro lado, eles revisitam obras jà interpretadas e gravadas inúmeras vezes como o Scottish-Choro de Heitor Villa Lobos, oferecendo uma versão inédita e fora do comum.”

“Elodie Bouny”