“ALBORADA DO BRASIL” – CARLOS NUÑEZ

Band :
Título : ALBORADA DO BRASIL
Release Date : 2009
Label : Sony Music Entertainment España
Catalog ref. : 8869 758813-2
Format : CD

Carlos Núñez, “um dos músicos mais excitantes e sérios do mundo” – segundo a BBC -“redescobre” o Brasil num CD, produzido por Alê Siqueira e Mario Caldato Jr., com participações especiais de Adriana Calcanhotto, Lenine, Carlinhos Brown, Fernanda Takai, Wilson das Neves, Dominguinhos, Yamandú Costa, Jaques Morelenbaum, bateria de Beija-Flor, DJ CIA etc.

Núñez passou três anos percorrendo o Brasil e esta aventura “galego / brasileira” tinha um componente pessoal para ele: seu bisavô, músico que imigrou para o Brasil em 1904 e desapareceu. Sua família dissera que ele havia sido assassinado, mas Carlos sempre suspeitou que tivesse algo mais. Seu bisavô, ao chegar ao Brasil, iniciou uma nova vida no Rio de Janeiro, se convertendo em um dos músicos que criariam o Maxixe e que de alguma maneira inaugurara, no século XX, a música brasileira da miscigenação. Esta história será contada em um documentário, ainda em produção.

Considerado a cabeça da música celta internacional, Carlos Nuñez já tocou com The Who, Marianne Faithfull e Sinéad O’Connor. Em seus discos, já colaboraram artistas de peso como Ry Cooder, Jackson Browne, Roger Hodgson de Supertramp, Montserrat Caballé, Jordi Savall, Ryuichi Sakamoto, bem como os seus mestres irlandeses The Chieftains, com quem ganhou um Grammy.

Carlos Núñez põe a música de sua Galícia natal (região situada ao noroeste de Espanha considerada uma das “7 nações celtas”), no mapa das músicas do mundo. Tocando gaita de fole, principal instrumento da música da região, o Núñez é considerado o tocador de gaita mais famoso do mundo, conhecido na Europa como “o Jimi Hendrix da gaita”, por levar este ancestral instrumento a terrenos nunca antes explorados. O jornal Los Angeles Times declarou: “se é possível ser uma estrela do pop tocando música instrumental com gaitas e flautas, Núñez poderia ser a pessoa”. Surpreendentemente, a gaita de fole é o primeiro instrumento europeu a chegar ao Brasil, segundo conta-se na Carta de Pero Vaz de Caminha, de 1500.

Alborada do Brasil já foi lançado pela Sony Music em países como Espanha, França, Japão, Alemanha e Argentina e teve uma acolhida espetacular: na Espanha, El País escreveu que é “surpreendente”, ABC “belo”, Le Monde (França) “cativante”, na Argentina, El Clarín o qualificou de “imprescindível” e no La Nación, o escolheram entre os cinco melhores do ano.

O concerto “celta-brasileiro” também fez sucesso: a apresentação do disco no Reino Unido, que reuniu cerca de 40 músicos brasileiros, escoceses, irlandeses e galego, obteve 5 estrelas na crítica do The Times. Agora é possível vê-lo no Brasil, com o lançamento de Alborada do Brasil.